Das memórias VII – Os dias da rádio: Porto – Benfica

by

Em vinte e tal anos de futebol, foram poucas as vezes que vi o Benfica ir ganhar às Antas. A última foi com dois golos de Nuno Gomes há 2 ou 3 épocas atrás… mas a vitória que mais me marcou foi há quase 20 anos. Em 1991.

Estávamos a poucas jornadas do fim e o Porto recebia o Benfica sabendo que com uma vitória passava para a frente. O Benfica de Eriksson jogava nas Antas sabendo que uma vitória lhe garantia o título.

Esse Benfica de Eriksson viveu, como muitos outros, um clima de terror nas Antas. Não me esqueço que a equipa foi obrigada a equipar-se nos corredores de acesso ao relvado, porque o balneário tinha um cheiro tóxico…

Juntamente com os meus irmão e primos, segui esse jogo pela rádio – eram muito raros os jogos transmitidos na televisão – na sala de casa da minha Avó.

Os nervos eram mais que muitos. Ouvir os jogo na rádio exponencia os nervos… O Benfica lá ia aguentando a pressão do Porto na primeira parte. 0 – 0.

Na segunda parte, parecia que os minutos não passavam. Não me esqueço da ansiedade na cara do meu irmão mais velho N. e do primo P. N. e P. puxavam de cigarro atrás de cigarro e criticavam cada passe mal feito por jogadores do Benfica… como se tivessem a vêr o que se passava. Lembro-me que a vinte minutos do fim, N. mudou o rádio de posto e posição… para dar sorte! O certo é que pouco depois o Benfica marcava!!!! (lembro-me de P. pedir para esperar que o senhor da rádio acabasse de gritar o golo para ter a certeza que não era anulado:)!!!) A festa foi tão grande que na altura achei que toda as pessoas de Portugal nos tinham ouvido! 2 ou 3 minutos depois, o Benfica marcava outra vez e a sala da minha Avó parecia, literalmente, que ia abaixo. Já nada nos tiraria aquele título!!! Foi o último título do Benfica nos dias da rádio.

Entretanto, sempre achei que o toque no rádio do meu irmão N. tinha sido um toque de Midas!!!!! Durante meses, continuei a pedir-lhe para mudar o rádio de posto e posição quando as coisas estavam complicadas para o Benfica… LOL 

Desse dia, lembro-me ainda que durante a viagem para Lisboa, na Auto-Estrada, as buzinadelas eram constantes. Tive a sensação que toda a gente era do Benfica!!!

Domingo, o Benfica joga nas Antas e o mais provável é mesmo perder. Para ganhar na casa do Porto, é preciso muito mais do que jogar mais futebol que o Porto… já agora, aqui fica um link para as actuações em jogos do Benfica do árbitro escolhido para o jogo de Domingo …

🙂 A

2 Respostas to “Das memórias VII – Os dias da rádio: Porto – Benfica”

  1. migueltv Says:

    LOL!!!!!! sabia que ia ser dificil… mas nunca pensei que o senhor tivesse coragem para tanto!!! UMA VERGONHA: http://www.dailymotion.com/nsalta/video/x8b318_penalti-fantasma-do-futebol-corrupt_sport🙂 A

  2. xoaninha Says:

    Post muito bom!
    Quanto ao jogo, apesar de não ser do Benfica…tb sou de um clube que sofreu mtas injustiças em jogos contra o Porto!
    Há até uma final da Taça de Portugal responsável por eu nunca mais ter dado grande atenção ao futebol…!
    A

Deixe uma Resposta

